O QUÊ VOCÊ PROCURA?

QUAL A CLINIPOM MAIS
PRÓXIMA DA SUA REGIÃO?

ABEPOM - Associação Beneficente dos Militares Estaduais

O que é a ABEPOM?

A Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina – ABEPOM é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia financeira e estatuto próprio.


Fundada em 1993, a ABEPOM tem por finalidades:


  • Promover o bem-estar social dos associados, sob a forma de benefícios e serviços;
  • Colaborar com a PMSC e CBMSC na elaboração da política de proteção a saúde e promoção social.

Podem ser associados da ABEPOM:


  • Policiais Militares;
  • Bombeiros Militares;
  • Servidores Civis da Polícia Militar e do Bombeiro Militar;
  • Funcionários da ABEPOM.

Administração

São órgãos da ABEPOM, previstos no Estatuto:

Assembleia Geral:

É o órgão deliberativo supremo da ABEPOM. Nas Assembléias Gerais, os associados serão representados por um Colégio de Representantes constituído por membros natos (Comandantes de BPM/BBM ou unidades equivalentes) e eleitos (um representante de cada BPM/BBM ou unidade equivalente, eleito pelos associados em Assembléia Geral Ordinária Suplementar). As Assembléias Gerais serão presididas pelo Presidente de Honra da ABEPOM, cargo que será exercido pelo Comandante Geral da Polícia Militar e pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, alternadamente. Compete a Assembléia Geral: eleger os membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal; deliberar sobre a prestação de contas e o Relatório do Conselho de Administração; fixar o valor da mensalidade, entre outras competências estabelecidas no Estatuto.

Conselho de Administração:

É o órgão deliberativo e executivo que representa os interesses dos associados, compondo-se de 11 (onze) membros efetivos, dos quais cinco integrarão a Diretoria Executiva. Os membros do Conselho de Administração terão mandato de dois anos, permitida a recondução por apenas uma vez. Compete ao Conselho de Administração: baixar normas para a execução de atividades técnicas e administrativas; definir a competência dos membros da Diretoria Executiva, entre outras competências estabelecidas no Estatuto.

Diretoria Executiva:

É constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, um Diretor Financeiro, um Diretor Administrativo e um Diretor de Patrimônio. A Diretoria Executiva é a responsável pela administração da ABEPOM, além de outras atribuições previstas no estatuto.

Conselho Fiscal:

É constituído por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos pelo Conselho de Representantes, com mandato de 2 (dois) anos. Compete ao Conselho Fiscal fiscalizar os atos da administração financeira da Diretoria Executiva.

Além dos Representantes Natos e Eleitos, a ABEPOM possui, ainda, REPRESENTANTES ADMINISTRATIVOS.

Os Representantes Administrativos são associados que representam a ABEPOM nos pelotões, companhias e batalhões em todo o Estado. São funções do Representante Administrativo:

 

  • Facilitar o acesso dos associados aos benefícios e serviços oferecidos pela ABEPOM;
  • Auxiliar os associados no preenchimento e envio de documentos a ABEPOM, e;
  • Ser o elo entre a ABEPOM e os associados.

Conselho Fiscal


Efetivos
CEL PM RR JOSE ALFREDO ESTANISLAU
SUB TEN BM RR ARNO AVELINO SCHUSSLER
SUB TEN PM RR JOSE ADALBERTO SOARES DE MACEDO
Suplentes
MAJ BM RR ROBINSON DE FIGUEIREDO NUNES
SUB TEN PM RR JULIO CESAR DUARTE
3º SGT PM RODRIGO BONATELLI DA SILVA

Diretoria

Presidente de Honra
CEL BM EDUPERCIO PRATTS
Conselho de Administração
Diretoria Executiva
Presidente CEL PM RR JOSE AROLDO SCHLICHTING
Vice-Presidente CEL PM RR JACOB QUINT NETO
Diretor Administrativo CEL BM CHARLES ALEXANDRE VIEIRA
Diretor Financeiro SUB TEN PM RR MARIO CESARIO
Diretor de Patrimônio SUB TEN PM RR MAURICIO CEZAR DE SOUZA COELHO
Conselheiros
CEL PM RR SERGIO LUIS SELL CEL PM COSME MANIQUE BARRETO
CEL BM RR FLAVIO ROGERIO PEREIRA GRAFF TEN CEL PM MARCELO PONTES
SUB TEN PM SIDNEI LUIZ LISBOA SD BM CLAUDIO LUIS CAMPOS JUNIOR

História

Quando o então diretor, Cel PM Antônio Manoel da Silveira, assumiu a direção da DSPS (Diretoria de Saúde e Promoção Social), no ano de 1990 (um mil novecentos e noventa), existia sob a sua responsabilidade, bem como a de seus antecessores, dois fundos. O maior era o FUSAPS (fundo de saúde e promoção social) e o outro era o FUNPOL (fundo policial).

O FUSAPS, foi criado num grande gesto de grande preocupação com a saúde e a promoção social dos Policiais e bombeiros militares estaduais, os quais não tinham o devido apoio estatutário dos nossos governantes, especialmente quando sofriam com as calamidades públicas. Aqueles que davam as suas vidas para salvar as alheias, sempre ficavam desamparados.

Este fundo foi criado e estruturado pela DSPS, sob o comando do Cel PM João Lázaro Braga Filho, sendo os seus recursos originados pelas contribuições compulsórias de todos os PPMM/BBMM, destinados sempre a atendimentos aos PPMM/BBMM os quais eram vítimas de alguma calamidade ou necessitassem de auxílios financeiros para tratamentos de saúde, odontológicos ou para construções de moradias. Também havia outro grave problema que eram as despesas com medicações para os tratamentos por acidentes em serviço, onde o Estado não antecipava os recursos. Nestes casos o FUSAPS fazia a antecipação dos recursos para as compras dos medicamentos, das próteses, além das despesas com viagens, quando havia a necessidade de tratamentos especializados em outros Estados.

Quanto ao FUNPOL, este já existia com recursos oriundos de contribuições das empresas de seguros que destinavam um percentual, a fim de cobrir pequenas despesas para socorrer os PPMM/BBMM. Diante das necessidades prementes das suas legalizações, na condição de seu presidente e Diretor de Saúde e Promoção Social, fui obrigado a procurar uma forma de legalizá-lo e não simplesmente extingui-lo.

Foi assim que numa das pesquisas nos arquivos antigos encontrei um rascunho manuscrito e a lápis, com um esboço, onde constava: ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DOS POLICIAIS MILITARES. Mais tarde viemos a saber que tratava-se de uma idéia do Cel PM Paulo Roberto Fagundes Freitas, quando era Diretor da DSPS.

Imediatamente reuni os oficiais, assistentes sociais e demais integrantes da DSPS, levando aos seus conhecimentos a proposta de criação da nossa associação beneficente e que para tal, precisaríamos da colaboração de todos, no que foi aceita a idéia.

O nosso maior colaborador, foi o Dr. Ivo Pimentel Carioni, pois necessitávamos de alguém com conhecimentos técnicos jurídicos para preparar um arcabouço e elaboração do seu estatuto e demais procedimentos legais. De posse deste projeto e com a permissão do então comandante Geral, Cel PM Freitas, montamos uma palestra com exposições a serem levadas aos conhecimentos de todos os PPMM/BBMM, em todas as OPM/OBM, do Estado.

Paralelamente, instalamos mais 13 (treze gabinetes odontológicos) com recursos do FUSAPS, ampliando de 11 para 24, atendendo as necessidades de mais PPMM/BBMM e seus familiares. Tudo para suprir a omissão do Estado que deixava de atender as nossas necessidades previstas em estatuto.

Após ter sido levado ao conhecimento de todos os integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, fizemos uma reunião, no gabinete do Comandante Geral, com todos os Coronéis, a fim de pedir autorização para realizar a assembléia Geral para aprovação da criação da ABEPOM em substituição ao FUSAPS. Após algumas discussões, finalmente foi autorizada pelo Cel PM Jurandir Henrique Hostins e os demais coronéis do colegiado da Polícia Militar.

Por uma questão de justiça é necessário que fique registrada a participação decisiva de pessoas importantes na criação da ABEPOM, a seguir nominadas: Cel PM Jurandir Henrique Hostins Dignissimo Comandante Geral da Polícia Militar; Capitão Capelão Valdemar Groh; Ten-Cel Médico José Carlos Xavier Roberge; Ten-Cel Dentista Cezário Titericz; Assistente Social Elizabeth Faraco; Cel PM Nicodemus Bráulio Cordeiro; Maj PM Enéas Canella Tramontin; Cap PM Lourival Antenor de Melo; Ten PM José Norberto de Souza Filho; Ten PM Jorge Nelson de Carli e Dr Ivo Pimentel Carioni.

A assembléia foi vitoriosa e digna de ser eternamente comemorada por todos nós Associados, tanto PPMM como BBMM e nossos dependentes.

A participação dos associados deixava de ser compulsória para ser por adesão e haveria uma assembléia para a eleição da sua primeira diretoria a qual foi realizada no Centro de Ensino da Polícia Militar no Bairro da trindade, com a aprovação de 87% dos seus integrantes, no dia 23 de setembro de 1993.

Este foi o maior e melhor acontecimento já visto nas nossas Corporações, depois do Hospital “Comandante Lara Ribas”.

Imediatamente foram tomadas todas as providências legais e registros das documentações pertinentes. Registramos e devemos destacar que se não fosse criada a ABEPOM naquela semana, ela jamais seria criada, porque uma semana após a sua criação, fomos chamados no Centro de Promotoria da Coletividade, a fim de prestarmos esclarecimentos, junto aquele Órgão sobre a existência do FUSAPS, o qual deveria ser extinto. Naquela ocasião fomos acompanhados pelo Senhor Cel PM Jurandir Henrique Hostins. Porém quando levamos toda a documentação relativa a fundação da Associação Beneficente o Doutor Brasil, promotor de justiça, após analisar toda a documentação, somente lhe restou nos cumprimentar pela sua criação.

Texto de Autoria de Antônio Manoel da Silveira - Cel PM RR

Legislação

Diretrizes
Documento Visualizar
Diretriz 01/2018 - Cobrança de Taxa administrativa aos Conveniados Ver
Diretriz 02/2017 - Alteração Taxa Suplementar Ver
Diretriz 01/2017 - Franquia AGEMED Ver
Diretriz 01/2016 - Pecúlio Pós Morte Ver
Diretriz 01/2015 Ver
Diretriz 01/2014 Ver
Diretriz 01/2011 - Cobrança dos serviços de Psicologia, Fonoaudiologia. Psicopedagogia e subsidios. Ver
Diretriz 01/2002 - Inscrição de Dependentes Ver
Serviço Social Ver
Diretriz 03/2002 - Assistência a Sinistro Ver
Psicologia Interna Ver
Decreto
Documento Visualizar
Decreto Nº 1.006 - Qualificação da ABEPOM como Organização Social Ver
Estatuto
Documento Visualizar
Estatuto Social 8ª Alteração Ver
Regulamentos
Documento Visualizar
Plano e Regulamento de Benefícios e Serviços Ver
Regulamento Eleitoral Ver
Pedido de Registro - Representante Eleito Ver
Pedido de Registro - Conselho de Administração Ver
Pedido de Registro - Conselho Fiscal Ver

Representantes

* Clique na coluna desejada para ordená-la.

REPRESENTANTES DA POLÍCIA MILITAR
Circunscrição Eleitoral Nato Eleito Administrativo
ITAJAI
5ª Circunscrição Eleitoral - 1º BPM
TEN CEL
ALFREDO VON KNOBLAUCH
(47)9912-4936
3º SGT
TATIANA MARIA DOS SANTOS
3º SGT
LUCIANA DO DESTERRO AZEVEDO
47-3348-2632
CHAPECÓ
6ª Circunscrição Eleitoral - 2º BPM
TEN CEL
RICARDO ALVES DA SILVA
(49)98839-0221
SUB TEN
LAURO DA CUNHA BORBA
SUB TEN
LAURO DA CUNHA BORBA
JOINVILLE
12ª Circunscrição Eleitoral - 8º BPM
TEN CEL
JOFREY SANTOS DA SILVA
(47)34318-753
CB
LUCIANO DA SILVA
47-3431-8750
3º SGT
RITA DE CASSIA MANOEL JOSE RIBEIRO
47-3028-6363
CRICIÚMA
13ª Circunscrição Eleitoral - 9º BPM
TEN CEL
CRISTIAN DIMITRI ANDRADE
(48)35214-154
CB
PETERSON DE SOUSA SILVA
48-3431-7418
3º SGT
DILNEI LAVEZZO
(48)34397-465
BLUMENAU
14ª Circunscrição Eleitoral - 10º BPM
TEN CEL
JEFFERSON SCHMIDT
(47)3261-5500
3º SGT
LURDES BORNHOFEN TANAN SALES
47-3221-7300
3º SGT
LURDES BORNHOFEN TANAN SALES
47-3221-7300
SAO MIGUEL DO OESTE
15ª Circunscrição Eleitoral - 11º BPM
TEN CEL
MARCELO DE WALLAU DA SILVA
4936226335
2º SGT
ALTAIR VILLANI
(49)3431-3700
SUB TEN
EDACIR JOSE GHILARDI
(49) 3622-7640
BALNEARIO CAMBORIU
16ª Circunscrição Eleitoral - 12º BPM
TEN CEL
ALEXANDRE COELHO VIEIRA
SD 3
TAMARA ALVES CABRAL
3º SGT
RITA DE CASSIA PHILIPPS
4733986430
JARAGUA DO SUL
18ª Circunscrição Eleitoral - 14º BPM
TEN CEL
MARCIO LEANDRO REISDORFER
4734812468
3º SGT
EDSON JOSE MUNIZ
4732769126
CB
JOAO PAULO TOKARSKI
(47) 3084-0106
SAO BENTO DO SUL
27ª Circunscrição Eleitoral - 23° BPM
TEN CEL
FABIANO DIAS PERFEITO
(47)3633-4630
CAP
EVERALDO SIMAO STANCHACK
(47)36334-630
SUB TEN
AMARILDO DE JESUS
(47)36331-931
LAGUNA
35ª Circunscrição Eleitoral - 28º BPM
MAJ
ROGERIO PIOVESANO BARTOLAMEI
48-3631-9282
3º SGT
CRISTIANO CESARO DE OLIVEIRA
(48)98364-6069
3º SGT
CRISTIANO CESARO DE OLIVEIRA
(48)98364-6069
MAFRA
51ª Circunscrição Eleitoral - GEMFA
TEN CEL
MARCELO PEREIRA
(04)79636-2536
3º SGT
SERGIO RODRIGUES DA SILVA
4736470120
3º SGT
ADERBAL DE SOUZA CAMPOS
(48)36584-993
IMBITUBA
54ª Circunscrição Eleitoral - GEIB
MAJ
DANIEL NUNES DA SILVA
4833311900
3º SGT
CLAUDIA GUIMARAES PACHECO BORGES
(48) 3647-7979
SUB TEN
RODOLFO ISBRECHET
(47)96146-682


REPRESENTANTES DO BOMBEIRO MILITAR
Circunscrição Eleitoral Nato Eleito Administrativo
SAO MIGUEL DO OESTE
56ª Circunscrição Eleitoral - 12º BBM
TEN CEL
JORGE ARTUR CAMEU JUNIOR
(49)3631-3425
2º SGT
PAULO RAIMANN
SUB TEN
EDACIR JOSE GHILARDI
(49) 3622-6327

Sede Administrativa

Localização Telefones Imagens
Rua Allan Kardec, 157 - Agronômica
CEP 88025-100 - Florianópolis - SC
Grande Florianópolis (48) 2107-0200
Demais Localidades 0800 725 0200
Sede